home > projetos > esportes
Casal 20 - Washington & Assis

Casal 20 - Washington & Assis

por FLUMINENSE

ID do Projeto: ESP00181

WASHINGTON & ASSIS PARA SEMPRE!

Em um intervalo recente de seis semanas, entre os dias 25 de maio e 6 de julho de 2014, a torcida do Fluminense Football Club perdeu Washington e Assis, dois dos maiores ídolos de nossa história. Essa incrível dupla ficou conhecida na década de 80 como o “Casal 20” e juntos conquistaram nove importantes títulos pelo clube.

Por esta dupla que proporcionou tantas alegrias para os tricolores, o Fluminense convoca mais uma vez a sua apaixonada torcida para produzirmos um livro, uma medalha e um busto (ou até uma estátua) em merecida homenagem ao Casal 20.

O Fluminense conta com a colaboração de sua torcida nesta homenagem, repetindo o sucesso da ação de 2012, quando conseguimos, na época, realizar a maior arrecadação do Brasil via crowdfunding com o projeto “Faça parte dessa História“, aqui mesmo no site ComeçAki.

O projeto é aprovado por todos os herdeiros do Casal 20. Parte da arrecadação, conforme acordo com o clube, será direcionada para as famílias de Washington e Assis. Além disso, todo valor que exceder os custos de produção será destinado aos familiares dos homenageados.

SOBRE O FINANCIAMENTO COLETIVO (CROWDFUNDING):

Financiamento coletivo (ou crowdfunding) é a arrecadação de recursos de forma coletiva para a realização de uma ideia. A ação pode ser realizada através da Internet, onde cada pessoa colabora com o valor que quiser, isto é, no crowdfunding do Casal 20 fica valendo qualquer quantia a partir de R$ 20. Esse modelo de arrecadação tem como base a comunicação por meio de redes sociais e comunidades online.

O site ComeçAki é um dos pioneiros em Financiamento Coletivo no Brasil desde o começo de 2011 com o objetivo de realizar sonhos e ideias positivas que melhorem a sociedade. No site, as colaborações podem ser realizadas através de cartão de crédito, boleto bancário, transferência online, entre outros tipos de pagamento.

SOBRE O LIVRO:

O objetivo do livro é ser uma obra especial para eternizar os dois grandes ídolos no coração de todos os torcedores, abordando a história do Casal 20 no Fluminense, passando por revelações da trajetória deles e pelos momentos mais recentes da vida de cada um. O livro de Washington e Assis vai contar com dezenas de imagens, muitas delas inéditas, algumas cedidas pela família, nunca reveladas ao grande público.

A obra será um livro de arte mais uma vez produzido por Heitor D´Alincourt, Dhaniel Cohen e Carlos Santoro. O trio, além de compor o Flu-Memória, já lançou outros cinco livros oficiais do clube: “Guerreiros desde 1902 – 110 jogos inesquecíveis”, “Fluminense tetracampeão – O livro oficial da conquista”, “Guerreiros lance a lance – 2009-2012”, “Romerito – Tricolor de Corazón” e “Nós somos a História – Fluminense e Seleção Brasileira (1914-2014)”.

A princípio, a data de lançamento do livro está prevista para dezembro deste ano. O dia exato será informado logo após o término da campanha de crowdfunding. Nessa data, ex-companheiros do time da dupla nos anos 1980, além de familiares de Washington e Assis, estarão presentes.

Vale destacar que todos os exemplares da primeira edição serão destinados exclusivamente para quem participar do crowdfunding. Posteriormente, o clube se reserva ao direito de comercializar (ou não) a obra.

SOBRE O BUSTO (OU A ESTÁTUA):

Para eternizarmos a imagem de Washington e Assis, pretendemos erguer um busto (ou até uma estátua). A mesma homenagem já existe para outros grandes ícones da história tricolor, como Arnaldo Guinle, Castilho, Preguinho e Nelson Rodrigues.

Se a meta passar em 160% do estipulado, ou seja, acima de R$ 240 mil, o clube pode produzir uma estátua, em vez de um busto. Por questões de prazo de produção, a decisão pelo busto ou pela estátua vai ocorrer no trigésimo dia do crowdfunding, de acordo com o valor arrecadado. Logo, o perfil da homenagem vai depender da colaboração da torcida e a partir daí será definido o escultor que executará a obra.

A intenção inicial é que o busto fique pronto no mesmo dia em que o livro seja disponibilizado para o público que colaborou com o projeto. Caso, porém, seja uma estátua, o prazo de produção é maior e a inauguração dela deve ocorrer até o fim do primeiro trimestre de 2015.

Lembrando que a torcida tricolor já realizou outras duas iniciativas semelhantes nos últimos anos. Em 2006, o busto do goleiro Castilho foi colocado em Laranjeiras financiado por uma campanha de camisas retrô. Em 2012, o busto do profeta tricolor Nelson Rodrigues foi viabilizado por meio da venda de alguns exemplares do livro “Guerreiros desde 1902 – 110 jogos inesquecíveis”, obra também realizada graças ao crowdfunding.

SOBRE A MEDALHA:

Quanto vale a felicidade que a dupla Washington e Assis proporcionou para você, seus pais ou seus avós? É uma pergunta de difícil resposta para qualquer tricolor de coração. Então, imagine ter uma medalha exclusiva com a imagem deles...

Para isso, criamos uma oportunidade única. Produziremos medalhas em bronze do Casal 20 em quantidade exata para quem colaborar com as faixas de valores especiais do projeto.

INFORMAÇÕES GERAIS:

O valor arrecadado será utilizado para viabilizar os exemplares do livro, incluindo gastos com aquisição de imagens, produção e todo o trabalho profissional envolvido. Além disso, também há o custo das medalhas e do busto (ou da estátua) em bronze.

A retirada das recompensas deverá ser realizada a partir do momento em que o livro esteja disponível. Ela vai ocorrer na sede do Fluminense Football Club, em Laranjeiras. As recompensas estarão disponíveis para o público na sala do Flu-Memória, localizada no Salão Nobre, até seis meses após o fim do crowdfunding. Passado o período, o clube não terá mais compromisso de ser fiel depositário das recompensas.

Se você não puder comparecer ao Fluminense, pode indicar alguém para retirar as suas recompensas. O controle dessa logística será realizado pelo e-mail casal20@fluminense.com.br. Nesse canal, você também pode tirar qualquer dúvida sobre o projeto.

Vale destacar que o tricolor de fora do Município do Rio de Janeiro que deseje receber as suas recompensas em casa, precisará arcar antecipadamente com todas as despesas de envio via Sedex. Esse serviço só será válido para quem não mora no Rio de Janeiro e também terá a duração de até seis meses após o fim do crowdfunding.

Por fim, informamos aos colaboradores que cada contribuição realizada no crowdfunding recebe o acréscimo de 5% de uma taxa cobrada pelo MOIP pelo trabalho como gateway de pagamento. O valor é repassado ao usuário de forma que não precise ser acrescido no montante total pedido para a viabilização do projeto.

Agência de Internet PONTOCOM
fechar

Seu navegador está desatualizado!


Versões antigas e desatualizadas de navegadores têm problemas de segurança e não acompanham os novos padrões de desenvolvimento para a Internet.


Para saber mais sobre como atualizar o seu navegador por uma versão mais atualizada, clique em "Atualizar meu navegador".


Atualizar meu navegador!